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quarta-feira, 17 de março de 2010

Workshop personal stylish com Oficina de Estilo!


   Oi gente, desculpe a demora, o blog ( leia-se eu) está passando por novas fases de planejamento, pra estar cada vez mais cheio de informação e dinamismo ;)
   
         Na semana passada, aconteceu por aqui  dentro do claro parkfashion, um workshop de três dias com a Fê e a Cris, do Oficina de estilo.
         No primeiro dia o vôo atrasou, mas elas chegaram super animadas e cheias de disposição pra dividir suas experiências, o papo (aquele com amigas no café), começou com o histórico de cada uma e como formaram a Oficina de estilo, também listaram as qualidades que um bom personal necessita, "o personal tem que gostar mais do pé, do que do sapato", frase da Ilana Berenholc, mestra de personal, no Brasil. E chamaram nossa atenção a importância de buscar sempre referências novas, conhecer tecidos, caimentos, cabeleireiros, maquiadores, costureiros e principalmente a história da moda! E muuuito estudo, um personal precisa estar "munido" e não ter gosto pessoal.
         Mas depois de tudo isso como trabalhar? como consegui clientes?  a necessidade de um escritório físico é discutível ( elas não tem), acreditam que organização financeira, disciplina e sobretudo "cara-de-pau" são mais eficazes, faça reuniões com as amigas e exponha o trabalho, use os familiares de cobaia, e o mais importante de tudo, faça um bom trabalho, pq a sua cliente feliz e bem, é o seu cartão de visita!


   ( Fotos Pedro Marra, Finissimo)
  
         No segundo dia, todas as meninas estavam mais soltas e animadas, cheias de perguntas e começamos com uma apresentação de todas as presentes, logo depois diferenciaram stylish e personal stylish, " Stylish, conta uma história curta, estática, focada nos desfiles, se deu errado troca a luz e etc, o personal tem que lidar com pessoas, e construir uma história duradoura, não dá pra mudar a luz se a roupa não tá boa" Fê. Nos apresentaram também seu método de trabalho que se divide em 3 blocos: 
       " Sugue toda a informação nos encontros, com observação e perguntas";
         
         I - INVESTIGAÇÃO: Primeiro contato com o cliente e exposição de todas as informações, valores, método.      
         2º encontro: encontro na casa da cliente e entrega da pasta de referências, com plaquinhas: eu sou assim, eu queria ser assim, eu nunca seria assim", a cliente devolve a pasta - começam as análises técnicas, de identidade visual a paleta de cores.

        3º encontro  Visita ao guarda roupa, mostram as cores, analisam o tipo físico, escutam as preferências no guarda roupa.


        II - TEÓRICO: Apresentação da ficha com o direcionamento de tipo físico, e paleta decores.
                                Definição da identidade visual para todos os campos da "vida", direcionamento pra tecidos, cores, cortes, caimentos e acessórios adequados aos blocos de vida.
                    
       III - PRÁTICA: Revitalização do guarda roupa, de acordo com as definições da etapa anterior. (durante a "limpeza" fica reservado um espaço máximo de 5 peças emocionais) " é preciso entender, que nas roupas as pessoas carregam história". Cris
                               Experiência de loja, após a limpeza do guarda roupa é hora de buscar as peças que faltam para um guarda-roupa, limpo, coerente e criativo. 
                             Sessão de looks: Compras feitas, guarda-roupa completo, hora de montar looks e sugerir novas idéias a cliente, fotografar cerca de 20 looks, para servirem de referência.
       Fecha o quebra-cabeça, com a entrega do dossiê, e uma micro lista de cinco coisas a comprar.


       IV - Feedback: Cerca de um mês depois encontro com a cliente pra um papo e uma saída a um lugar agradável.
(Fotos: Pedro Marra - Finíssimo)

   Terceiro dia, todo mundo soltinho, acho que foi o dia mais bacana todas as meninas estavam interagindo e surgiram muuuitas idéias bacanas, além do mais network, porque somos espertas né ;) Bom mas vamos ao que interessa né?
  O que mais um personal pode fazer?
  - Personal Shopping: auxiliar as compras, garimpar presentes.
  - Revitalização de guarda-roupa: organização, limpeza, um módulo do método, ( as meninas só fazem esse serviço com as clientes que já passaram pela consultoria).
 - Eventos: noivas, formaturas, madrinhas - pocket consultoria, busca de referências de cabelo, maquiagem, lojas, costureira, tecidos, cores.
 - Fazer mala: organização de um briefing, de acordo com o local, dicas de compras, o que levar, o que não levar, como coordenar as peças com uma mala básica, trabalhando com um grupo de cores.
- Eventos de lojas: orientação pra clientes, não é vendedora! ( importante, as meninas não aceitam comissão, combram por hora da loja, estão li só pra auxiliar as clientes).
- Treinamento de vendedores, looks montados ( vitrine, uniforme, beleza, make para as vendedoras).
- Empresas: palestras, sobre dress code, formal e informal, tipo físico, adequação a empresa, o profissional é a imagem da empresa.

  INTERNET: O papel do internet no trabalho,  o blog começou por uma sugestão de um "vizinho" de escritório e que agora auxilia bastante, e suuuper alertou sobre o papel do blog, como passar informação, quem atualiza o blog é a Cris, mas toda semana elas tem uma reunião de pauta pra definir o que vai ao ar, citaram também as outras ferramentas como o twitter. @oficinadeestilo
Sabe qual foi o mais legal além das dicas lindas? O contato m-a-r-a com elas, e com todo mundo, estavamos no backstage, ou seja respiraaando moda.
Ps: perdão pela falta de fotos, minha camera estava no conserto e só restou meu celular que eu ainda não consegui descobrir pq a apple faz o celular falar e a camera é tão péssima!

Beijos, e espero que tenham paciência de ler, eu falei demais, mas é que empolguei, e me desculpem pela demora, estamos em reforma.

Até a próximo post ;)
Carla Guimarães

       

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